Estudo autónomo

COMO ESTUDAR PARA A DISCIPLINA DE PORTUGUÊS ...





     A Língua Portuguesa é a base da comunicação entre nós, Portugueses. Temos o dever de cuidar dela, tratá-la com carinho e conhecê-la bem, respeitando-a como merece. 
   A Língua Portuguesa é uma das disciplinas do teu currículo que também se estuda. Para isso, basta ganhares alguns hábitos bastante simples. 

     
   


Aqui estão alguns deles:

Durante as aulas ...

• Presta a máxima atenção às aulas; 

• Regista as informações mais importantes que forem fornecidas nas aulas; 
• Tenta participar nas aulas; isso obriga-te a estar atento e, ao mesmo tempo, a raciocinar; 
• Lê atentamente os textos e os enunciados dos exercícios propostos;
• Esclarece todas as tuas dúvidas.


     Depois das aulas ...

• Faz os trabalhos de casa (sem ajuda) e corrige-os. Só assim poderás confrontar-te com as tuas dificuldades e ultrapassá-las; 

• Consulta bons instrumentos de trabalho como um dicionário ( para saberes o significado das palavras ou verificarem como se escrevem), um prontuário, uma gramática ( para aprofundares o conhecimento da língua), outros livros, o teu caderno de atividades ou manual e até a Internet;
• Procura reler os textos analisados nas aulas e enriquecer os teus conhecimentos, lendo outros; 
• Lê atentamente os textos de apoio (os fornecidos na aula ou outros que poderás encontrar em livros ou dossiers no Centro de recursos, na Biblioteca ou na Internet.); 
• Sublinha as informações mais importantes que os textos transmitem e faz pequenas anotações à margem sobre o conteúdo das mesmas; 
• Faz fichas de conteúdos, esquemas, ou pequenos resumos desses textos e organiza-os num dossier por temas, de maneira a que, quando precisares de informações sobre qualquer assunto, a sua procura seja simples;     
 Treina a compreensão e expressão escrita e oral;
 Habitua-te a ler textos diversificados como jornais, revistas, livros, contos de autor…


      Antes dos testes ...

• Verifique se o teu caderno diário está em dia e em ordem e se possuas todas as fichas distribuídas pela professora;
• Fixa um calendário com os testes de todas as disciplina e as entregas de trabalho num lugar visível; 
• Organiza o teu estudo definindo um horário para estudares e realizar os trabalhos de casa; 
• Estuda regularmente consultando os apontamentos das aulas, as fichas facultadas pela professora, o teu manual bem como o teu caderno de atividades;
• Faz resumos e esquemas da matéria que aprendeste para te facilitar o estudo;
• Treina e consolida os conteúdos da gramática com os exercícios do apêndice gramatical e as fichas do caderno de atividades;
• Realiza o teste de preparação para a avaliação do teu manual ou caderno de atividades; 
• Se estiveres dúvidas, esclarece as tuas dúvidas juntamente do(a) teu(tua) professor(a).



O SIGNIFICADO DE ALGUNS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES E NAS FICHAS ...


   
Quando realizas um teste ou ficha de avaliação sumativa, a primeira coisa que deves fazer é ler todo o enunciado e respetivas instruções. Com uma visão global do teste, é mais fácil tomar decisões sobre a forma de organizar as respostas e distribuir o tempo.
   Cada pergunta merece uma leitura atenta para que não haja dúvidas sobre o que se pede. Para isso, torna-se necessário conhecer bem o significado dos verbos que introduzem as perguntas dos testes.
     



   Eis o significado habitual de alguns verbos utilizados com mais frequência nos testes de Português e não só ...
  • Indicar, enunciar, enumerar – dizer qual é ou quais são de forma breve. 
  • Definir – apresentar o significado exato. 
  • Caracterizar – pôr em evidência as características, mostrar os elementos principais de algo ou os elementos distintivos em relação a outra realidade. 
  • Analisar – mostrar a estrutura, os elementos e o sentido de algo.
  • Comentar – tomar uma posição fundamentada. 
  • Relacionar – estabelecer relações entre duas ou mais realidades.
  • Demonstrar – apresentar provas.
  • Discutir – defender ou atacar uma tese. 
  • Criticar – dar uma opinião pessoal. Tomar uma opinião a favor ou contra.
  • Avaliar – mostrar o valor ou a validade.
  • Distinguir – mostrar as diferenças.
  • Comparar – apresentar semelhanças e diferenças.
  • Interpretar – esclarecer o sentido.
  • Justificar – dizer porquê, esclarecer porque se defendo determinada opinião ou tese, apresentar provas.
  • Identificar – dizer quem é ou o que é (em geral destacando-o de outros elementos também presentes).
  • Fundamentar – mostrar as bases de um pensamento alheio ou próprio. (Cf. Justificar).
  • Explicar – desenvolver, para tornar inteligível; clarificar o sentido.
  • Sintetizar ou resumir  apresentar de forma breve algo que foi exposto de forma mais extensa, incluindo os elementos principais, indispensáveis, e ignorando os secundários.